Quem nunca sentiu aquele mal estar depois que comeu demais ou sofreu as dores de uma escolha errada no cardápio? Muitas pessoas apresentam problemas de digestão, como a azia e a prisão de ventre, que estão entre os desconfortos mais populares. No entanto, a solução para esses problemas pode estar na própria dieta, com a ingestão de alimentos que possuem propriedades digestivas. Confira os alimentos que podem ajudar na digestão e acabe com o desconforto após as refeições:

-  Fibras

As fibras têm papel importante na digestão, pois prolongam o tempo que o alimento permanece no tubo digestivo. Tanto as fibras insolúveis (cerais e farelos) quanto as solúveis (frutas, legumes e verduras) são recomendadas, porém vale lembrar que o mecanismo de ação de cada uma é diferente. Já as solúveis agem retendo líquidos, formando um gel viscoso no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo mais saciedade. O consumo ideal é de 25 a 30g ao dia de fibras no geral. Lembrando que, para ter efeito desejado, é importante consumir as fibras em conjunto com a água.

- Ameixa

Por conta do seu alto teor de fibras e da presença de determinados ácidos orgânicos digestivos, a ameixa é um fruta com potencial laxativo, capaz de melhorar o trânsito intestinal.

- Gengibre

Essa raiz auxilia na secreção gástrica e tem um poder anti-inflamatório natural, auxiliando na digestão e em quadros de gastrite, além de melhorar a sensação de queimação, dor e náusea.

- Mamão e abacaxi

O abacaxi e o mamão possuem naturalmente enzimas em sua composição chamadas bromelina e papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão principalmente de proteínas. Então, é recomendado comer essas frutas após um churrasco ou quando se tem grande ingestão de carne.

 

 

-  Banana

A banana possui frutano, um amido resistente que contribui para o controle do índice glicêmico, melhora o colesterol e regulariza o trânsito intestinal. A fibra está presente principalmente na banana verde, e que o consumo ideal é de uma colher de sopa da fruta por dia. Apesar de o frutano estar mais presente na fruta verde, a banana madura ajuda a reverter quadros de diarreia.

- Iogurtes probióticos

Os probióticos são bactérias boas, que em contato com a mucosa intestinal favorecem a multiplicação de micro-organismos que atuam promovendo o equilíbrio da flora intestinal. Eles atuam prevenindo a proliferação de organismos patogênicos, revertendo quadros de diarreias e inibindo a colonização de bactérias no trato gástrico. A recomendação é ingerir uma porção, um potinho, de iogurte por dia.

- Azeite

Pesquisas recentes indicam que o azeite pode inibir a formação excessiva de ácido gástrico, melhorando a digestão e prevenindo a azia. O azeite pode ser consumido nas saladas ou como tempero em qualquer outra preparação.

- Chás digestivos

Alguns tipos de chá ajudam na digestão dos alimentos e diminuem a sensação de barriga estufada. Como os chás de hortelã, alecrim, erva cidreira, camomila, sálvia, menta e psyllium são os digestivos mais conhecidos. O ideal é beber o chá entre 30 e 40 minutos após a refeição, e quanto menor o processo de oxidação da planta, maior é a concentração de oxidantes e mais efetivo ele é. Os chás podem ser consumidos de forma clássica ou acrescidos em sucos.

- Couve

Essa verdura em especial contém substâncias que auxiliam no processo de cicatrização da mucosa, desintoxicando o aparelho digestivo e acalmando os sintomas da indigestão. O ideal é que a couve seja consumida crua, mas seus benefícios não se perdem com o cozimento.

- Evite beber durante as refeições

Não é aconselhável a ingestão de líquidos durante a refeição, esse hábito compromete o processo digestivo e a utilização plena dos nutrientes ingeridos, comprometendo sua absorção. O melhor é ingerir líquidos antes ou 30 minutos após a refeição para garantir uma boa digestão.




Autor: Leonardo
Data: 18/06/2018 14:34:50
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