Imagine quantos vírus e bactérias são carregadas pelas mãos. São inúmeras as vezes que coçamos o rosto, a boca, o nariz sem perceber e essa pode ser a principal fonte de inúmeras doenças. Quando começamos a considerar todos os problemas causados pela divisão de objetos, locais que possuem alta concentração de micro-organismos como, por exemplo, banheiros, festas, trabalho percebemos as grandes chances de se compartilhar uma doença.Percebemos então que a higiene das mãos é um ato simples, porém necessário. Confira 5 doenças que podem ser evitadas com a higiene das mãos:

 

1)     Hepatite A: O vírus da hepatite A, conhecido por causar uma inflamação no fígado emal-estar, vômitos e náuseas, além do amarelamento dos olhos e pele é transmitido através das fezes. Portanto, a não higienização das mãos pode acarretar em transmissão dessa doença a partir do contato com outras pessoas ou até mesmo por alimentos.

2)     Rotavírus: O rotavírus é uma doença que causam infecções conhecidas como gastroenterite, e a transmissão se dá através do contato fecal-oral.  É imprescindível que a higienização das mãos e dos alimentos ocorra de forma adequada para evitar o transporte desse vírus.

3)     Escabiose: A escabiose, também conhecida como sarna. Esses micro-organismos se alimentam da proteína que compõe a camada principal da pela, denominada queratina e sua transmissão ocorre pelo contato íntimo ou até mesmo pela roupa. Esse parasita é responsável por causar pruridos e/ou coceiras.

4)     Conjuntivite: A conjuntivite contagiosa é causada por vírus e bactérias que são responsáveis por causar coceira, vermelhidão e secreções na região dos olhos. O contato com indivíduos transmissores deve ser o menor possível e todos os objetos e mãos precisam ser lavadas e higienizadas com álcool.

Catapora: A famosa doença conhecida por infectar principalmente as crianças, é transmitida através da saliva ou secreções respiratórias. Os sintomas são conhecidos pelas feridas avermelhadas por todo o corpo e a febre constante. O contato com os indivíduos deve ser evitado e as mãos higienizadas. 




Autor: Leonardo
Data: 25/04/2018 10:21:04
ClubeAzul.org.br | E-mail: atendimento@clubeazul.org.br | Contatos: (21) 3916-7277 Rio de Janeiro 4020-1610 (capitais e regiões metropolitanas)