O que é o Jejum Intermitente?


O jejum intermitente não é uma dieta, mas um padrão de como organizar suas refeições ao longo do dia: é uma abordagem cujo foco não está tanto no que você come, e sim no quando.

Como funciona? Não faz mal?

Jejuns prolongados, em geral, não são recomendados sem supervisão. Mas os jejuns curtos e intermitentes podem ser utilizados pela grande maioria das pessoas. Ao contrário do que se pensa, uma pessoa saudável não se sentirá fraca e incapacitada ao ficar algumas horas sem comer, pelo contrário.

 

Quando comemos com frequência constante, o corpo tem o alimento sempre disponível como fonte de energia e guarda as "sobras" na forma de gordura corporal. Na ausência de alimento, o corpo utiliza essa gordura estocada como fonte de energia, o que resulta em perda de peso e saúde para o organismo.

 

Durante o jejum, a produção de insulina diminui e a sensibilidade à insulina aumenta: isso significa que ao se alimentar novamente, o corpo vai metabolizar o alimento de modo mais satisfatório. Através do jejum intermitente reeducamos o corpo a utilizar o alimento da maneira mais efetiva possível. Isso significa não há acúmulo de gordura e ocorre aumento muscular (se os músculos forem exercitados).

 

Quando o corpo está sem seu combustível usual – glicogênio – ele passa a queimar gordura e também passa a reciclar componentes celulares danificados, o que se chama de autólise inteligente, e através desse processo o corpo se recupera mais rápido e tem a capacidade de renovar os seus sistemas, como o sistema imunológico.

 

Além disso, o jejum intermitente tem a incrível capacidade de reparar neurônios danificados e estimular o cérebro a gerar novos neurônios (neurogênese).

 

 

Evite o jejum intermitente nas seguintes situações ou sintomas:

 

Durante ou próximo do período menstrual (logo antes ou depois)

Mulheres que estejam querendo engravidar e que estejam amamentando

Fadiga crônica

Num período em que não se está lidando bem com o estresse

Problemas de sono

Problemas no estômago como inflamações e infecções

Desequilíbrios hormonais


O jejum intermitente é um assunto muito vasto, e aqui minha intenção foi só colocar as informações mais básicas para se inteirar do assunto. É sempre importante consultar um profissional para mudanças alimentares. 




Autor: Leonardo
Data: 12/01/2018 16:36:46
ClubeAzul.org.br | E-mail: atendimento@clubeazul.org.br | Contatos: (21) 3916-7277 Rio de Janeiro 4020-1610 (capitais e regiões metropolitanas)